25 de julho de 2010

Por que engordamos ?


Precisamos entender que o excesso de peso é um sinal de alerta. Algo acontece em nosso organismo que influencia o mecanismo natural de controle de apetite e da fome. É importante refletirmos, sem culpa, nos fatores que geram a obesidade ao longo dos anos.
Os hábitos alimentares, o ritmo de vida, problemas emocionais, psicológicos, medicamentos e outros fatores, alteram a sensação de fome e de saciedade naturais do ser humano.
É fundamental entender que um tratamento eficaz da obesidade vai além de uma dieta de baixa caloria.
É preciso refletir também sobre a qualidade de vida, assumindo uma atitude otimista, porém responsável, para o controle permanente do ganho de peso.
Uma garantia de saúde e do bem estar.


Fica aí uma proposta:


1 - Coloque no papel tudo que você tem consciência que contribue para que você engorde.


2 - Escolha dois ítens dessa lista e evite-os durante dois meses, que é o tempo que levará para que eles tornem-se hábito.


3 - Volte a lista e incorpore outras mudanças até ir esgotando sua lista. 


Se não conseguir mudar "todos" os hábitos errados pelo menos tente alguns. Lembre-se ninguém deve gostar mais de você que você mesmo!
Não é preciso dizer que o problema da obesidade  é apenas estética, pois com o tempo e  a idade somam-se a ele o diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas nas articulações, problemas na pele e tantos outros.
Então faça um esforço por você. Isso é sinal de inteligência!


Me escreva contando seus progressos!
Beijos e bom domingo!