29 de julho de 2010

NASCIMENTO ... MILAGRE DA VIDA !!!



Sem dúvida nenhuma a coisa mais fantástica desse mundo é o nascimento !

Ficamos felizes quando podemos participar do tempo de espera de um novo ser. E mais felizes ainda, quando somos os protagonistas desse momento mágico, no caso quando somos a mãe ou o pai .

Nessa semana estou muito feliz, pois nasceu o Rodrigo, muito querido e esperado por amigos especiais!

Por uns breves segundos pensei: preciso ir visitá-los. Mas no mesmo instante, me reportei às minhas vivências de pós "cesária" . (Só posso falar de cesarianas pois não tive a experiência de parto normal).

Antes do nascimento é  tudo lindo, maravilhoso:mala arrumada, roupinha do bebê separada para saída do hospital, e "todos" nos paparicando o tempo todo (marido , pais, sogros, irmãos, colegas de trabalho...).

Na casa tudo pronto para chegada do neném!
Tons pastéis, quartos muito limpos e silenciosos, cortinas com meia luz, cheirinho de coisa nova. As gavetas e os armários impecáveis, arrumados e re-arrumados durante nove meses. Cadeira para amamentar, o aparelho de som, para tocar as músicas de ninar ou instrumentais, que ele já ouvia lá  dentro do útero.

Enfim, chega o dia: Nasceu!!!

No hospital, poucas visitas e todos falam baixinho. Quem chega no quarto fica com pena da aparência da mãe, que ainda sente dores e não consegue se movimentar com facilidade.
O pai e a mãe querem ir para casa o quanto antes para a paz e serenidade que os aguarda.

E então :

Já no mesmo dia chegam quase juntos, ou até mesmo antes: a sogra , a mãe, as irmãs!
Uma querendo provar às outras, o quanto estão felizes. E nessa demonstração falam alto, arrancam o bebê do colo uma da outra.

Nesse momento, todos já se esqueceram da mãe do bebê, que não consegue andar, sentar e muito menos deitar direito. O bebê precisa mamar , e o silêncio que você imaginava naquela cadeira de balanço, é inatingível.

Mãe , sogra, vizinha...todas falam ao mesmo tempo qual é a melhor maneira de segurar o bebê para amamentar. Todas querem trocar o bebê. Todas querem dar o primeiro banho...

Nos dias seguintes chegam as tias, as primas, as cunhadas... Do seu lado e do lado de seu marido.
E aí você percebe que seu marido não está, porque foi comemorar com os amigos ou resolver algumas pendências.

 Mas alguém precisa servir café completo para aquelas visitas.Quem ? Você! a mãe com cesária e com os peitos inchados e vazando.

 E por alguma "coincidência" o bebê já não está mais tão calminho. E a  cada choro ou resmungo, mandam você tirar aquele peito enorme, perto de todos, para amamentar o coitadinho. Na verdade ele não está com fome, está agitado, assustado, cansado de ser passado de colo em colo e ficarem  chacoalhando o pobrezinho, como se fosse uma coqueteleira.

Bem, mas tudo tem um fim!

Passado algumas semanas, finalmente você estará "curtindo" o seu bebê como havia imaginado !!!

É só ter paciência...muuuuita paciência.

Aliás, pretendo defender uma tese,  que na maioria dos casos, a depressão pós parto, tem uma explicação baseada em todas essas ocorrências da mais pura demonstração de afeto !!! 

Deixo aqui, algumas dicas para as visitas:

1 - Mãe e sogra: fazer visitas em horários diferentes!

2 - Marido: só deve sair para ir ao cartório registrar o bebê. É sua obrigação fazer "sala" principalmente para os seus parentes.

3 - Conselhos só são bem vindos, quando o interessado pede a sua ajuda. Então não fique dizendo o que é melhor ou não para o bebê. Mesmo por que a mãe já leu "tudo" sobre "tudo" durante 9 meses.

4 - Aos amigos ,  tias,  primos... programem suas visitas para duas ou três semanas após o nascimento.
A mãe estará mais tranquila, sem os pontos, com o peito em perfeita sintonia com o bebê, sem sangramento.
O bebê já estará mais acostumado com o som exagerado dos seres humanos fora do útero e também ficará menos agitado.

E caso não "se aguentem" e queiram demonstrar o seu carinho, mandem um email,um torpedo,  ou um ramalhete de flores, ou uma cesta de chá da tarde e façam a visita depois !!!

A mãe e o bebê agradecem !!!