13 de agosto de 2010

REMÉDIOS NATURAIS , CÁPSULAS QUE EMAGRECEM...MUITO CUIDADO NESSA HORA !!!



Quando o assunto é emagrecer, todos tem um palpite , uma nova cápsula descoberta, que prometem verdadeiros milagres não é mesmo?



E até quem se julga sensata, vez ou outra acaba arriscando atingir os resultados prometidos, afinal “se bem não faz , mal não fará!


Só que não é bem assim!


É claro que muitas substâncias fazem bem, pois foram motivo de estudo e pesquisa durante anos. Porém , sozinhas não fazem milagres. É preciso aliá-las a dieta alimentar, exercícios físicos e principalmente a opinião do seu médico, pois existem algumas substâncias que não podem ser administradas concomitantemente devido aos efeitos colaterais.


Então, separei um artigo sobre as composições das cápsulas existentes hoje no mercado, para que possamos entender sua composições e como agem em nosso organismo.


Leia , vale à pena!

Um abraço do tamanho do mundo da Elaine!

Ah! Não esqueça de deixar um recadinho, pra eu saber que você passou por aqui !



Muita calma e bom senso antes de adotar remédios desse tipo, mesmo com ansiedade e pressa em detonar as dobrinhas. Um medicamento que desembarcou no Brasil, recentemente, por exemplo, despertou a atenção de muita gente, pois prometia diminuir a gordura abdominal. Porém, em menos de um ano por aqui, o Acomplia, nome comercial do princípio ativo rimonabanto (que popularmente foi chamado de "pílula anti barriga") teve sua comercialização suspensa. Ele agia no sistema endocanabinóide, presente em vários órgãos e tecidos do corpo. "É uma espécie de coordenador do metabolismo, controla o apetite, a produção de colesterol e o acumulo e a queima de gordura", explica Mônica Cabral, endocrinologista (RJ).
A pausa na comercialização veio depois de alguns estudos europeus demonstrarem que pacientes que utilizaram a fórmula tiveram, aproximadamente, o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, quando comparados àqueles que não consumiram o produto. Com a suspensão do medicamento, os pacientes que fazem uso dele deverão consultar seus médicos para rever o tratamento.
 Isso foi um balde de água fria, para quem estava depositando todas as suas esperanças no remédio para acabar com a barriguinha, e um exemplo de que não há milagre em cápsulas. Além de possíveis efeitos colaterais, você pode acabar frustrada, caso não mude seus hábitos.

"Os tratamentos com drogas são eficazes apenas com a supervisão médica. Esse cuidado inclui até os elaborados com as chamadas substâncias naturais, pois elas também podem ter contra-indicação", alerta Anna Verônica Ziccarelli, especialista em Medicina Estética da Clínica La Belle (RJ).
 É o que diz também Keila Rachel Costa, coordenadora do ambulatório de Obesidade, Gordura Localizada e Celulite da Sociedade Brasileira de Medicina Estética do Rio de Janeiro. "O remédio, quando bem indicado e sob orientação especializada, é um coadjuvante no tratamento. Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios regularmente são indispensáveis. Não há nem o que discutir", completa Keila. Ou seja: milagre não existe. Mesmo adotando uma fórmula prescrita por um profissional, ainda assim será necessário manter a alimentação equilibrada e se exercitar. Do contrário, não há como conquistar e manter o corpo dos seus sonhos.



DECIFRANDO AS COMPOSIÇÕES


Dúvidas sobre os ingredientes com nomes estranhos que estão na receita ou nos rótulos dos remédios para emagrecer? Saiba o que pode estar dentro das drágeas:


Substâncias naturais


Muitas já surgiram e continuam aparecendo, mas, segundo Mônica Cabral, ainda faltam comprovações científicas sobre sua eficácia.
 De qualquer forma, são poucas as reações adversas relatadas. E, de acordo com Keila Costa, há uma tendência para a ingestão dessas substâncias naturais e um número maior de estudos realizados. "Elas também não têm um prazo limite para o consumo. Isso deve ser resolvido entre a paciente e o especialista. Porém, vale lembrar que os resultados costumam surgir depois de umas oito semanas", comenta Keila.





faseolamina


Trata-se de uma glicoproteína retirada do feijão-branco. Segundo Keila Costa, além de favorecer o funcionamento do intestino, por suas fibras solúveis, e ajudar na redução da absorção de gordura, inibe a ação da enzima responsável pela digestão do carboidrato ingerido. Ou seja, o organismo não absorve parte deste nutriente, reduzindo o acumulo de calorias. Ajuda a evitar a elevação da glicemia
minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais para a saúde. Ou seja, a perda de peso ocorre pela desidratação e não pela diminuição do tecido gorduroso. Seu efeito se dá depois de seis a oito horas da ingestão. O uso contínuo da cáscara sagrada pode levar a problemas intestinais, como inflamações e dependência.



garcínia


Planta asiática que possui uma substância chamada ácido hidrocítrico, que induz à quebra da gordura. Segundo Anna Verônica, diminui a conversão de carboidratos em gorduras, tem efeito laxativo, e reduz a vontade de comer, principalmente doces. Além disso, a garcínia protegeria a parede estomacal, ajudaria a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Não há relatos de efeitos colaterais.


citrus aurantium


Extraído da laranja amarga, acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Tem propriedades digestivas e diuréticas e é uma fonte de vitamina C (antioxidante). O ativo também seria útil no aumento da musculatura, pois facilitaria a formação de proteína, nutriente importante para tonificar os músculos. Por conter sinefrina - cuja estrutura é semelhante à efedrina, porém mais segura -, estimularia a liberação de adrenalina e, assim, funcionaria como um "energético", melhorando a disposição. Não constam reações adversas.


Remédios alopáticos


Os resultados podem aparecer mais rápido com tal uso, mas, por outro lado, apresentam efeitos colaterais, exigem mais cuidado na prescrição e, dependendo do tipo, devem ser utilizados por um tempo determinado. Segundo Mônica Cabral, os alopáticos mais usados para emagrecer são divididos em três grupos:



inibidores da absorção de gordura


Representado pelo Orlistat, impede a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida. isso pode ser significativo, se a pessoa conseguir controlar o que come. Do contrário, a tendência é que não haja perda de peso, pois os 30% de gordura que deixa de ser absorvido pode não representar uma diminuição calórica suficiente para levar ao emagrecimento. O uso em excesso pode causar carência de vitaminas.


sacietógenos (Sibutramina e Fluoxetina)


Reúne os medicamentos que têm como principal mecanismo de ação o estímulo da sensação de saciedade. "A pessoa sente fome, mas com uma menor quantidade de alimentos já fica satisfeita e pára de comer mais cedo", comenta Mônica. A sibutramina pode apresentar uma segunda ação: o aumento do gasto energético. Já a fluoxetina costuma ser indicada em situações como obesidade associada à depressão ou à compulsão alimentar. efeitos colaterais: boca seca, prisão de ventre, taquicardia.


anorexígenos (Femproporex, Anfepramona e Mazindol)


Possuem substâncias que atuam no cérebro, inibindo o apetite. "elas são usadas há várias décadas e antigamente eram conhecidas como anfetaminas. O inconveniente deste grupo é o risco de dependência, apesar de ser relativamente rara quando utilizado adequadamente. A tendência atual é de indicação só para pacientes que não possam usar outras substâncias ou não consigam emagrecer com elas", explica Mônica. efeitos colaterais: taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade, depressão e dependência.



Novidades à vista !

Veja quais são os medicamentos que acabam de chegar ao mercado e como podem ajudar no combate às gordurinhas:


* Slendesta


Extrato obtido da proteína da batata, é um inibidor de apetite 100% natural. ele estimula a produção de um mensageiro químico, chamado colecistoquimina (CCK), que aumenta a saciedade. segundo seus defensores, ajuda a controlar o volume de comida e as beliscadas fora de hora. "De acordo com um estudo duplo cego, que realizamos durante dois meses, com 25 mulheres com queixas de gordura localizada no abdome e no quadril, houve uma redução de peso entre 3,5 a 5 quilos e, nas medidas, de até 12 cm do abdome e de até 8 cm do quadril", conta Keila Costa.


* Neopuntia


Nutracêutico obtido do figo da Índia (Opuntia fícus-indica), desenvolvido na França, interage com parte da gordura ingerida, antes dessa ser assimilada pelo organismo. "ele contém fibras que absorvem a gordura com uma espécie de gel, fazendo com que o excesso seja eliminado naturalmente", ressalta Giovana Barbosa, farmacêutica da Galena (sP). segundo a empresa, o ativo possui estudos comprovando sua eficácia e segurança. Um deles foi realizado com dez voluntários, com índice de massa corpórea normal. eles consumiram o nutracêutico por uma semana e seguiram dieta. Metade do grupo ingeriu formulação sem ativo (placebo). O resultado foi a eliminação de gordura em 27,4%.



Naturais na farmácia


Ter cuidado na escolha de uma farmácia para manipular fórmulas é imprescindível para a segurança de qualquer medicamento, até mesmo os naturais. Mas, e aqueles que são vendidos prontos nas prateleiras, sem a exigência de receita médica? Não arrisque: a orientação de um médico, nutrólogo ou nutricionista continua valendo. Só profissionais especializados são capazes de avaliar os benefícios e a indicação de certas substâncias para cada caso. São eles também que recomendam as doses adequadas. Caso contrário, você perde dinheiro e arrisca a saúde.
Sim, pois apesar de naturais, eles podem, por exemplo, interagir ou até anular o efeito de outro medicamento em uso. E mais: mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem ingerir esses compostos. Verifique sempre se o medicamento possui a aprovação do Ministério da Saúde.


fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br